BLOG

  • Home
  • Blog
Daniela Zaffari 03/03/2011

Hotéis butique: fruto de Design Estratégico

Suite do Hotel Butique Pylaia na Grécia

Uma nova categoria de hotéis se esparramou pelo mundo e não demora a chegar por aqui. Com a última crise financeira que assolou a Europa e outros cantos do mundo, o setor de turismo foi um dos mais afetados. Para driblar as dificuldades, os pequenos hotéis começaram a intensificar suas qualidades oferecendo serviços qualificados e muito mais. Este muito mais é o que faz a diferença . E que diferença.

Estes pequenos estabelecimentos se deram conta de que era a proximidade com a cultura local que os seus clientes mais buscavam. Como conhecer Nova York e se hospedar em um ultra povoado hotel de rede internacional? Como descobrir os melhores recantos de Dublin se os funcionários do hotel foram treinados para um atendimento padrão. Tudo dentro deste desses grandes hotéis é sinônimo de padrão e impessoalidade. É como comparar em uma grande loja de departamentos. Nesta comparação o hotel butique se compara às pequenas lojas de bairro, onde a vendedora já conhece o seu estilo e o seu tamanho. Eles foram buscar a diferença. E como fizeram isso? Como saber qual o seu potencial de personalidade? A resposta está na aplicação da metodologia em Design Estratégico. Esta tipologia inovadora de hospedagem é resultado de puro Design! Design dos ambientes, design da gastronomia, design do atendimento, design da seleção musical, design dos produtos oferecidos e vendidos, design em TUDO!!

leia mais
Daniela Zaffari 08/02/2011

Sob nova direção

Após anos de prática em arquitetura eu e o Geraldo nos demos conta de que queríamos melhorar como profissionais. Decidimos que era hora de voltar a estudar, escolhemos; eu Design Estratégico na UNISINOS e POLItécnico de Milão e ele MBA em Gestão Empresarial para Arquitetos na FGV. Ao final de 3 anos de árduo aprendizado chegou a hora de colocarmos a teoria em prática.

Aprendemos muito sobre inovação, gestão, agregar valor, marca, empreendedorismo, estratégias de marketing, vantagens competitivas, visão, missão, princípios/valores planejamento estratégico, comportamento do consumidor, concorrência e expansão do mercado... parecem assuntos tão distantes da arquitetura ... mas não são. Estas práticas são tão importantes para o nosso próprio uso, quanto o são para os negócios de nossos clientes.

Fomos desafiados a descobrir, pesquisar, analisar e projetar e em nossos TCC´s (ambos com nota 10) criamos duas empresas inovadoras.

No meu TCC, apliquei a metodologia do Design Estratégico para um cliente fictício que desejava um projeto de arquitetura para uma nova casa de festas infantis. Os resultados mostram que se o olhar do projetista estiver voltado às necessidades afetivas do consumidor com certeza teremos um modelo de serviço diferente dos que hoje existem. Portanto, caros empresários do setor de serviços, não há garantia de sucesso ao se copiar fórmulas já consagradas, elas tendem a não ter vida longa, há que se ir além! Coragem para INOVAR! E assim, adaptar as necessidades contemporâneas às maravilhas tecnológicas que estão ao alcance de nossos dedos.

leia mais

Autores

Tags

Arquivos

  • 2011
    • Março
    • Fevereiro


MAPA DO SITE

Contato

51 3335 3584
Rua João Abbott, 257/202
Bairro Petrópolis | 90460-150
Porto Alegre | RS
ver localização
Enviar Mensagem
Verdi Design