Daniela Zaffari
03/03/2011
Hotéis butique: fruto de Design Estratégico
Suite do Hotel Butique Pylaia na Grécia
Uma nova categoria de hotéis se esparramou pelo mundo e não demora a chegar por aqui. Com a última crise financeira que assolou a Europa e outros cantos do mundo, o setor de turismo foi um dos mais afetados. Para driblar as dificuldades, os pequenos hotéis começaram a intensificar suas qualidades oferecendo serviços qualificados e muito mais. Este muito mais é o que faz a diferença . E que diferença.
Estes pequenos estabelecimentos se deram conta de que era a proximidade com a cultura local que os seus clientes mais buscavam. Como conhecer Nova York e se hospedar em um ultra povoado hotel de rede internacional? Como descobrir os melhores recantos de Dublin se os funcionários do hotel foram treinados para um atendimento padrão. Tudo dentro deste desses grandes hotéis é sinônimo de padrão e impessoalidade. É como comparar em uma grande loja de departamentos. Nesta comparação o hotel butique se compara às pequenas lojas de bairro, onde a vendedora já conhece o seu estilo e o seu tamanho. Eles foram buscar a diferença. E como fizeram isso? Como saber qual o seu potencial de personalidade? A resposta está na aplicação da metodologia em Design Estratégico. Esta tipologia inovadora de hospedagem é resultado de puro Design! Design dos ambientes, design da gastronomia, design do atendimento, design da seleção musical, design dos produtos oferecidos e vendidos, design em TUDO!!
Sim, tudo é pensado, planejado e executado para encantar os visitantes, ou seja, fazer a diferença, o hotel butique não é um dormitório e um bom banho, mas ele faz parte de toda a experiência do local. E assim a arquitetura tem muito a contribuir. Desde o esmero na seleção do mobiliário, diferenciado para cada suíte, até a localização pitoresca como no meio do deserto do Atacama no Chile.
Alguns podem pensar que são hotéis de luxo, e com certeza alguns hotéis butique são realmente pérolas do luxo, mas outros encantam pela extrema simplicidade. É a cultura do local que prevalece, é o contato com os proprietários, suas histórias, suas dicas de passeios, a gentileza dos funcionários, uma surpresa que é deixada no quarto.
Ah e é claro, a oportunidade de comprar produtos exclusivos oferecidos pelo hotel.
Tudo para agradar, tudo para lembrar.
Ao deixar o hotel, a diária acaba mas a mala está recheada de lembranças e saudade de momentos inesquecíveis.
Nosso escritório possui profissionais especializados em Design Estratégico, colocando estas habilidades a disposição de empresários do setor de hotelaria que desejam inovar em seus negócios.
JK Place em Florença, Itália
leia mais
Daniela Zaffari
08/02/2011
Sob nova direção
Após anos de prática em arquitetura eu e o Geraldo nos demos conta de que queríamos melhorar como profissionais. Decidimos que era hora de voltar a estudar, escolhemos; eu Design Estratégico na UNISINOS e POLItécnico de Milão e ele MBA em Gestão Empresarial para Arquitetos na FGV. Ao final de 3 anos de árduo aprendizado chegou a hora de colocarmos a teoria em prática.
Aprendemos muito sobre inovação, gestão, agregar valor, marca, empreendedorismo, estratégias de marketing, vantagens competitivas, visão, missão, princípios/valores planejamento estratégico, comportamento do consumidor, concorrência e expansão do mercado... parecem assuntos tão distantes da arquitetura ... mas não são. Estas práticas são tão importantes para o nosso próprio uso, quanto o são para os negócios de nossos clientes.
Fomos desafiados a descobrir, pesquisar, analisar e projetar e em nossos TCC´s (ambos com nota 10) criamos duas empresas inovadoras.
No meu TCC, apliquei a metodologia do Design Estratégico para um cliente fictício que desejava um projeto de arquitetura para uma nova casa de festas infantis. Os resultados mostram que se o olhar do projetista estiver voltado às necessidades afetivas do consumidor com certeza teremos um modelo de serviço diferente dos que hoje existem. Portanto, caros empresários do setor de serviços, não há garantia de sucesso ao se copiar fórmulas já consagradas, elas tendem a não ter vida longa, há que se ir além! Coragem para INOVAR! E assim, adaptar as necessidades contemporâneas às maravilhas tecnológicas que estão ao alcance de nossos dedos.
No TCC do Geraldo, realizado junto com outros dois colegas, foi feita uma profunda análise do mercado da construção civil e assim vimos o grande potencial de investimentos que a nossa área oferece. Um escritório de arquitetura na verdade pode oferecer um pool de serviços que vão muito além de um “projetinho” desenhado em papel manteiga. Um projeto envolve análise do mercado imobiliário, conhecimento sobre as normas da ABNT, análise do público-alvo, observação de tendências, de deficiências, de necessidades e o mais importante, que ao final disso tudo haja um resultado positivo = LUCRO. Aprendemos que somos agentes orientadores de novos clientes que querem investir no mercado de imóveis.
É um mundo novo que se abre para dois arquitetos... passamos a ver a clássica arquitetura, como elemento estratégico para negócios lucrativos. Assim como a reforma em um apartamento não é apenas uma pequena obra é a revalorização de um imóvel, com chances reais de lucro.
Para nos organizarmos nesta nova caminhada contamos com a contribuição valiosa das Práticas em Gerenciamento de Projetos.
Projeto não é mais planta, corte e fachada como havíamos aprendido, mas sim escopo, custos, recursos, aquisições, qualidade, tempo e riscos! Sim riscos, quanta coisa pode sair errado e nos fazer perder o prazo!! E vimos o quanto a obediência ao orçamento e ao cronograma são valiosos aos nossos clientes.
E aprendendo tudo isso, queremos mais... queremos descobrir, iludir e encantar... queremos INOVAR!!! Experimentar o novo, criar o que não existe, adaptar e não copiar. Queremos ser agentes das transformações pelas quais a tecnologia do séc. XXI provocará na melhoria dos cenários, dos produtos, da comunicação, dos serviços... do mundo!
Somos arquitetos. Somos designers. Somos estrategistas.
Visão e imaginação, ação e resultado.
Aprendemos muito e com certeza melhoramos como seres humanos e profissionais. E é com muito orgulho desta renovação que hoje nos reapresentamos.
leia mais